Pesquisar neste blog

2 de fevereiro de 2013

Resenha: Resident evil retribuição


Este livro foi escrito por John Shirley. É a novelização do filme "Resident evil: retribuição" (ver trailer acima) roteiro escrto por Paul W. S. Anderson e tendo sido .

A dúvida inicial ao começar a ler este livro seria se teria algo de novo em relação ao filme, ou se seria apenas uma narração do mesmo sem nada demais. Além disso temia que o livro não fosse fiel a historia do filme. Para minha surpresa e felicdade John Shirley não decepcionou em nenhum destes pontos, o livro é maravilhoso. Oscilando em uma perigosa corda bamba, John tinha de se manter fiel a obra original e ao mesmo tempo acrescentar novidades na trama. Pois bem, o escritor conseguiu manter esse equilíbrio e concebeu uma obra sensacional.

Neste livro é explicada de forma detalhada a história de Alice, reproduzindo muitas falas e cenas do filme com extrema fidelidade. Algumas partes obviamente são alteradas para melhorar a continuidade e fluidez da história, explicando alguns fatos que ficaram confusos no filme como a aparição de Albert Wesker que supostamente teria morrido em uma explosão no quarto filme. A historia é contada por varios narradores. Alice, Luther e Jill são o trio que fazem a narrativa andar, assim vemos toda a maravilhosa trama da umbrella do ponto de vista destes trés personagens em nucleos diferentes.

Um quarto nucleo é acrescentado e este é a maior novidade pois foi criado especialmente no livro, com novos personagens. Assim conhecemos a historia de Dori uma clone que fora criada por JodyTech uma cientista da Umbrella que educou a clone dando-lhe uma oportunidade de ter uma vida normal. A jornada de Dori e JodyTech acontece paralelamente a de Alice, assim não traindo em nada o filme no sentido de alguma contradição, sendo uma historia que realmente poderia ter acontecido no filme mas não houvesse sido mostrada. É o nucleo de Dori que traz o elemento surpresa para quem já viu o filme, pois não sabemos o que ira acontecer com ela e JodyTech cada cena é nova e empolgante.

Quanto a Alice e os outros personagens originais do filme? A narrativa conta de forma mais detalhada a historia de todos eles, entrando muitas vezes na mente de Alice e Luther mostrando seus pensamentos intimos, seus medos e suas desconfianças. Os dialogos entre Ada e Alice são mais explorados, o livro contem muitos dialogos adicionais e muito bem feitos. A relação entre Alice e sua "filha" Becky foi mostrada muito mais a fundo e a garota tem uma participação muito maior do que na obra original.

Em conclusão o livro esta muito bom. Mesmo para quem viu o filme ele não é (em nenhum momento) entediante e cansativo. Para aqueles que não viram aconselho que leiam o livro primeiro, pois esta mais completo.



Elenco do filme:

Direção: Paul W. S. Anderson
Alice - Milla Jovovich
Rain -  Michelle Rodriguez
Luther - Borris Kodjoe
Jill - Sienna Guillory
Ada - Li Bingbing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!