Pesquisar neste blog

7 de fevereiro de 2013

Quero escrever minha historia, por onde começar?

Continuando o dialogo que fiz aqui no blog, sobre o processo de nascimento de um escritor, aonde contei meu proprio processo de descobrimento como escritor. Agora irei dar algumas dicas sobre como proceder para começar a sua historia.

Primeiramente venho afirmar sem ter o menor erro de estar falando algum equivoco que cada escritor tem seu proprio jeito de construir um livro, por isso irei apresentar aqui algumas dicas gerais que creio que sejam uteis a qualquer pessoa que goste de escrever a formular e a criar sua historia. Sigam as etapas adiante, pule alfumas ou crie outras se for melhor para você, mas estarei mostrando o meu modelo basico para começar a criar uma historia.

1 - Pesquisar

Toda historia precisa de um enredo, os personagens irão interagir em um ambiente, se sua historia por exemplo se passa em Paris é indispensavel que de uma lida mesmo que seja apenas superficialmente sobre a cidade. Caso sua historia se passe no Japão você precisa conhecer os costumes do pais niponico e se ela for sobre mitologia grega é indispensavel que você conheca do assunto.
Por isso eu digo que o primeiro passo é a pesquisa, caso você crie um universo proprio e unico em sua historia como é caso de "Harry Potter" então ao inves de pesquisar você deve gastar muitas horas criando o mundo e o ambiente aonde a historia ira se passar.

2 - Criação dos personagens e da trama

Ok, você acabou de criar todo o "plano de fundo" para sua historia, ela se passara na Inglaterra do seculo XVII e você ja fez uma ampla pesquisa sobre o assunto. Agora veem o segundo passo e um dos mais interessantes na minha opnião. É nesse momento que o escritor começa a pensar no personagem principal e na trama. Esta é uma fase muito importante, demore o tempo que for necessario nela, caso contrario podera encontrar grandes problemas no futuro como reescreer dezenas de paginas (e acreditem isso não é nada empolgante, digo por experiencia propria). É importante ressaltar que você não deve seguir "ao pé da letra" tudo que criar neste ponto, se você decidiu inicialmente que a namorada do prinicpal iria morrer no meio da historia, você pode muito bem mudar e deixa-la viva (talvez para morrer no final...) o importante é que crie a trama e siga ela como um modelo, uma estrada a qual você pode tomar alguns desvios, mas sempre tera ela como uma linha guia.

3 - Escrever, e com rotina

A maldição de todo escritor é a rotina. É muito dificil a mantermos, as vezes quando começamos a historia estamos com todo o gás, mas passados um ou dois messes ficamos cansados e não temos coragem nem de abrir o Word para voltar a escrever. O que fazer? Bem é dificil dar uma boa dica, mais dificil ainda é seguir ela... Tudo que posso dizer é "escreva, continue escrevendo mesmo que não esteja no melhor animo pra isso" em suma mantenha a rotina. Talvez depois de varios dias escrevendo a vontade finalmente volte, ou talvez você finalmente chegue naquele ponto da historia que tanto goste e assim a chama da inspiração e do desejo volte quase que magicamente.

4 - Releia o que você escreveu, revise e não tenha medo de reescrever

Você acabou sua historia, parabens!! Agora você ira manda-la para as editoras certo? Errado.
Ninguem é louco de fazer isso, é essencial que você leia sua historia, a sempre muitos erros nela, algumas pontas ficam soltas, você ira achar algumas coisas incoerentes ou sem a devida explicação e é necessario ajeitar isso, explique direito o que precisa ser explicado. É claro que a casos que o escritor deixa alguns assuntos sem a devida explicação para dar um ar de misterio, mas tais fatos devem ser propositais, você não pode ficar usando isso sempre como desculpa quando deixar de dar uma explicação. Se necessario apague capitulos inteiros e reescreva muitas cenas, um livro é uma obra de arte, sua obra de arte e termina-la de qualquer jeito por ter preguiça de ajeitar seus erros sem terntar torna-la a melhor possivel é algo deploravel, uma falta de consideração com seus leitores e com você mesmo.

Conclusão

É claro que muita coisa ainda precisa ser falada sobre a construção da historia, o processo como descrevi aqui parece extremamente simples, mas quem escreve sabe que não o é. Escrever uma historia é uma tarefa ardua e cansativa, independente de ser boa ou ruim. Acredito que cada autor mereça ao menos um pouco de merito por terminar um livro, mesmo que este seja pessimo e sem conteudo.
Quero ressaltar que não sou escritor profissional, embora este conceito de escritor profissional não defina um bom escritor. Venho pedir também que jamais levem o que escrevo aqui como verdade absoluta, como já disse antes cada escritor tem seu proprio jeito de escrever e esse modelo pode não servir para você, embora essas dicas sejam gerais e acredito ajudar a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!