Pesquisar neste blog

26 de julho de 2012

Filme: O retrato de Dorian gray


Para quem não sabe "O retrato de Doria Gray" é um filme como tantos outros baseado em um livro, no caso o livro foi escrito por Oscar Wilde em 1890, tendo sido relançado em 1891 com algumas alterações.
A historia do livro gira em torno do jovem Dorian, um homem de incrível beleza, extremamente ingenuo e inexperiente. Dorian pousava constantemente para o ilustre artista Basil Haward, ao qual fez uma maravilhoso quadro do rapaz. Dorian ao ver a mais bela obra de arte de sua vida se sente feliz e triste ao mesmo tempo, ele percebe que o tempo iria tirar sua juventude, mas o quadro por outro lado manteria sua beleza eternamente, então ele deseja "queria que a cada ano que se passa-se ele envelhece-se e não eu" assim se faz o feitiço que envolve toda a historia, Dorian nunca envelhece, mas sim seu retrato, alem disso o retrato muda conforme as ações de Dorian, sendo um espelho de sua própria alma.
A historia busca narrar o eterno conflito existencial que todos temos, a dualidade e a ambiguidade de nosso ser, Doriam procura a todo custo ser uma boa pessoa, mas é constantemente instigado por seu amigo Lorde Henry Wolton a seguir os maus caminhos, o jovem vai deixando de ser ingenuo e se tornando em uma pessoa perversa, se corrompendo, e eis o maior temor de Dorian, a dor de ver o qual podre esta sua ha alma ao encarar seu retrato. Se percebemos bem o sobrenome de Dorian "Gray" significa cinza em inglês, demonstrando o quanto Dorian é um personagem cinza ou seja nem bom nem mal, mas que caminha na ténue linha que separa esses dois extremos.
Analisando agora o filme, este foi do por Oliver Parker (O retorno de Jonhy English), sendo Dorian interpretado por ben barnes (Principe Caspian - As cronicas de Narnia) Basil por Ben Chaplin e Henry por Colin Firth.

Minha opinião pessoal é que o filme deixou a desejar, digo isso porque li primeiro o livro e a adaptação para o cinema é complicada e em geral desagrada quem leu ao livro, primeiro porque ler um livro é uma experiencia bem pessoal e cada pessoa tem sua própria impressão, sendo por isso impossivel para o diretor os atores reproduzirem essa mesma impressão no filme. Outros dos fatores que desgradaca bastante quem leu o livro é que, o cinema procura atingir um publico diferente que o do livro e por isso as varias mudanças na transição do livro para o filme, sendo que este é adaptado para agradar um maior numero de fás, e não somente a quem leu o livro.

No filme houveram muitas mudanças negativas, o romance de Dorian com Sybil Vane é pouco explorado, e as cenas das briga de ambos tem pouquíssima carga emocional diferente do livro ao qual ela é bastante tensa e ao meu ver importante. A cena da carta de amor que Dorian escreve a Sybil foi cortada, outra cena importaste para a trama, pois mostra o arrependimento de Dorian e como ele tenta concertar as coisas, voltar a fazer o bem, e reatar o amor com a parceira.

No filme é introduzida uma nova ´personagem Emily, filha de Lorde Henry ao qual tem um romance com Dorian, uma adaptação para o filme que não tenho nada contra, muito pelo contrario, é interessante ver o romance dos dois e ver como Dorian vive novamente uma paixão, as pessoas assistem ao filme e se perguntam se "dessa vez ele consegue fazer o certo" torcendo para que o protagonista não repita com Emily o mesmo desfecho que teve com Sybil.

Lorde Henry se permanece bastante fiel ao livro, porem no final do livro ele começa a se voltar contra Dorian, um fato decepcionante pois, na obra original era sempre Henry a apoiar e a inventivar Dorian, levando o jovem ao caminho da perversidade. Henry era o unico amigo fiel de Dorian ao qual continua ao seu lado mesmo depois dele tanto se corromper, no filme porem isso não acontece.

Concluindo, o filme O retrato de Dorian Gray, é uma excelente produção, mas para quem leu o livro pode vir a ser uma decepção, os personagens foram brilhantemente interpretados, mas a mudança no roteiro causa bastantes desagrados, como adaptação deixa a desejar, mas independente disso é um maravilhoso filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!